terça-feira, 16 de novembro de 2010

Economia $.$

A Argentina tem a segunda maior economia da América do Sul.
Sua economia é baseada principalmente na agricultura e na pecuária, a agricultura está entre umas das mais altas do mundo e o país é produtor e exportador de cereais e sendo o seu principal produto o trigo, já na pecuária a carne de gado e a lã são muito importantes para a sua economia, sendo também de ótima qualidade.

No ramo pesqueiro apesar de serem potencialmente muito produtivos não são devidamente explorados e a mineração não tem recebido muita atenção apesar de terem grande diversidade de reservas de petróleo, carvão e metais variados, outra importante produção é a de gás natural.

A Argentina participa do mercosul que é mercados comuns entre alguns países da América do Sul e graças ao seu fortalecimento nos anos 90 começou a expansão da indústria. Apesar da economia Argentina permanecer concentrada na produção agropecuária, a industria é responsável por aproximadamente 35% do PIB (2006).

A taxa do desemprego na Argentina alcançou 21,3%em 2001, no meio da crise. Até maio de 2007 a taxa de desemprego tinha caído para 9,8%. A inflação anual que 2002 chegou a 40% caiu em 2006 para 9,8%.
Na Argentina a moeda oficial é o peso ($) e o seu valor tem permanecido estável, sendo  que em média, $ 3 (pesos) equivalem a U$ 1 (dólar).

Texto: Priscila Tachard

Nenhum comentário:

Postar um comentário