terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hidrografia

Hoje eu vou falar sobre a hidrografia Argentina!
Você sabia que a Argentina tem três redes hidrográficas?
* A da vertente atlântica – que é a mais importante do país; 
* A do Pacífico - que fica na parte sul da cordilheira dos Andes;
* E as bacias endorréicas,internas, - que ocupam um terço da superfície total do país.

E para saber mais sobre elas é bem fácil, é só continuar lendo! :D
Do lado Atlântico o que se destaca é o rio da Prata, que é “fruto” dos rios Paraná e Uruguai com o oceano atlântico, ele tem a largura que chega a 200 km, mais de 300 km de comprimento e descarga média de 23.300m3 por segundo, perdendo na América do Sul só para a do Amazonas.

Um dos 15 rios mais extensos do mundo é o rio Paraná, que tem mais de 1800 km em terras argentinas, sendo mais de 400 navegáveis. Já o rio Paraguai tem um pequeno trecho argentino, de margem direita, na fronteira de Chaco e Formosa (províncias) com o Paraguai.

O rio Uruguai marca as fronteiras de MisionesCorrientes e Entre Rios com o Brasil (Rio Grande do Sul) e o Uruguai.
Muitos rios da vertente atlântica que correm ou se dirigem para a região da Patagônia, vão perdendo parte de suas águas a medida que avançam.

Já no interior onde é mais árido e plano, tem muitas pequenas bacias que não conseguem nem chegar ao mar, como no planalto de Atacama, onde há chuvas escassas e águas que provem do degelo de altos picos da cordilheira, muitos rios têm cursos intermitentes ou desaparecem, ou nas planícies do Chaco que só conseguem sair o Pilcomayo, o Tueco e o Bermejo (afluentes), que terminam no rio Paraguai, ou Corrientes, que mergulha no Paraná. Um dos é que por conta disso, vira um problema nos Pampas que precisam dessa água nas obras de irrigação, afetando a economia da região.
Na província de Mendoza, há uma ampla bacia interna formada por rios e riachos que descem dos Andes e raramente chegam às províncias vizinhas de La Pampa e Neuquén, dando ao lugar o nome de Desaguadero (Desaguadouro), mas outros há parecidos, nos planaltos patagônicos.
A vertente do Pacifico inicia-se também nos Andes que passa por Mendoza. São cursos de água pequenos que começam no alto da cordilheira, atravessando o Chile.

 Texto: Priscila Tachard

2 comentários: